pousada_B_looping_468x60.gif

sábado, 12 de março de 2011

O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país

Carnaval do BrasilO Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. A festa acontece durante quatro dias (que precedem a quarta–feira de cinzas). A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.

Será possível um cristão participar do carnaval? Parece uma pergunta sem sentido, uma vez que essa festa é uma verdadeira afronta ao cristianismo. Mas por incrível que pareça, o carnaval é uma festa que faz parte do calendário cristão.
No início, o carnaval era uma despedida da "carne", para se entrar na Quaresma, período de abstinência de carne. As pessoas, nessa festa, abusavam dos manjares, logo em seguida, na quarta-feira de cinzas, iniciava-se a abstinência.

Analisando biblicamente, podemos concluir que o cristão verdadeiro não pode freqüentar essas festividades, pois fomos chamados no mundo para servir a Deus em novidade de vida. O Apóstolo João nos diz em sua primeira epístola, cap. 2.15, que não devemos "amar o mundo, nem o que no mundo há". Ele ainda diz que "se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele". Nós, cristãos protestantes, vamos continuar combatendo o carnaval, mostrando para as pessoas que essa prática se opõe a Deus e sua Palavra. Lembrando também, que essa festa não se trata de uma brincadeira, momentos de alegria, como alguém propaga por aí. É um período de muita destruição e prejuízo para a humanidade. É só analisar o noticiário na quarta-feira de cinzas para constatar isso. Sem se falar naqueles dados que não são divulgados, como por exemplo, a quantidade de pessoas que contraem doenças sexualmente transmissíveis, os jovens que são encaminhados para as drogas, as famílias que são arruinadas, por causa da infidelidade conjugal etc.

Por todas essas razões, o período do carnaval é uma excelente oportunidade para a Igreja se retirar, quer seja como um protesto (já que protestante continua sendo aquele que protesta) quer seja com o propósito de buscar a Deus e conhecer mais da Sua vontade. Precisamos pensar nisso com muita atenção, pois a Igreja tem se envolvido e se perdido em meio à sociedade em que vivemos. O carnaval não é um feriado qualquer em que eu saio para descansar, mas um tempo de batalha espiritual quando as chaves de nossa cidade são entregues nas mãos do “Rei Momo” e quando vidas são ceifadas através de tudo aquilo que é promovido nesses dias. Somente a Igreja tem autoridade para se levantar contra esse movimento, por isso, precisamos tomar o nosso lugar.

Por Ednei

Notícias de Parceiros

Formulário de Contato