pousada_B_looping_468x60.gif

segunda-feira, 7 de março de 2011

O Filho Pródigo

Esse estudo foi realizado na Igreja Metodista do Núcleo Bandeirante, Distrito Federal, no dia 27/02/2011.
Pregador: Pr Thiago Fazzio

Esse texto trata de um estudo de pregação. O texto baseia-se na minha compreensão da mensagem, entretanto espero que sirva para a edificação.


• Lucas 15.11 - 32
Lucas 15 traz várias parábolas, e uma completa a outra. Vemos as seguintes parábolas: Ovelha Perdida, Dracma Perdida e Filho Pródigo.

A parábola da moeda perdida mostra que algo que estava dentro de casa foi perdido. Já a ovelha mostra que algo que estava fora de casa foi perdido. Já a do filho pródigo mostra que o que estava dentro de casa, saiu e se perdeu.

Ex: os pais sempre esperam algo do filho.

A parábola do filho pródigo mostra o pai que representa a Deus, e o filho que
representa a humanidade. Deus tem investido em nossa vida, a fim de que o sirvamos.

O pai, na parábola, tinha dois filhos. O mais moço era o mais irresponsável. Pedir a herança do pai em vida é uma grande ofensa. O filho mais moço estava pensando apenas nos bens materiais e na soberba da vida.

Ex: hoje muitos correm atrás da bênção de Deus, ao invés de correr atrás do Deus da bênção.

O pai, na parábola, deu livre arbítrio ao filho, mesmo tendo autoridade sobre o filho. O filho partiu para uma terra distante e vai desfrutar a herança. Ele desperdiça todo o dinheiro. Ele consegue um serviço, onde tem que cuidar de porcos. Para um judeu cuidar de porcos é uma grande ofensa. Mas faminto, e sem dinheiro, a única saída era se arrepender e voltar à casa do pai.

O filho decide voltar e se desculpar com o pai, que o recebe alegremente e o perdoa. O filho mais velho fica com ciúmes e não entende o perdão que o pai dera ao filho. O pai amava ambos os filhos igualmente.

• Rm 5.8

Deus é amor. Não há nada que façamos para Deus amar mais.

Notícias de Parceiros

Formulário de Contato